Dicas para fazer um portfólio que te vende com sucesso

Dicas para fazer um portfólio que te vende com sucesso

O portfólio é sem dúvidas uma das principais formas de um profissional divulgar o seu trabalho. Seja no formato físico ou em plataformas digitais, o papel dessa ferramenta é organizar, expor e divulgar os seus melhores projetos para o mundo, podendo resultar em boas oportunidades de emprego e reconhecimento no mercado.

Pensando na importância de um bom portfólio para a carreira de diversos profissionais, principalmente os da publicidade, a New trouxe dicas para criar um portfólio competitivo e relevante. Anote as sugestões para você não perder nada, afinal, um bom portfólio pode abrir diversas portas. Vamos nessa!

 

Antes de tudo, busque boas referências.

Veja o portfólio como uma forma de expor o seu trabalho e também de expor a sua criatividade. Por isso, faça uma boa pesquisa de referências antes de começar o trabalho. Assim, você terá diversas inspirações para abrir a sua mente.

 

Escolha o formato ideal para a sua necessidade.

Um portfólio pode ser digital ou físico, então é bom pensar antes de criar o seu. Uma ideia é fazer nos dois formatos, porque assim você conseguirá enviar cópias digitais e ao mesmo tempo apresentá-lo com facilidade em entrevistas de emprego.

 

É importante saber quem você é. Faça uma breve apresentação.

Um bom portfólio é aquele que revela também a imagem do profissional. Por isso, identifique-se, destaque seus conhecimentos e mostre também os seus interesses. Cultura, arte, novas línguas ou empreendedorismo? Você é quem manda!

 

Coloque informações importantes. 

Adicione competências importantes para a função onde você gostaria de atuar. Você é Diretor de Arte? Abuse das imagens, cores e defesas sobre o projeto gráfico visual. É Social Media? Destaque seus melhores posts, legendas, interações e relatórios de resultados. Faz parte da área de Redação? Selecione suas melhores peças e diversifique a pasta com textos curtos, longos e com diferentes formatos e clientes.

 

Storytelling é uma boa forma de encantar através do seu portfólio.

Uma dica de ouro para portfólios ou qualquer outro tipo de exposição de projeto é a técnica de storytelling. Sendo uma das principais ferramentas narrativas, o storytelling é a construção de uma história para deixar o seu trabalho mais interessante. Pesquise sobre esse tipo de técnica e use-a a seu favor.

 

Mantenha seu portfólio atualizado.

Por último e não menos importante: atualize seu portfólio constantemente. Tenha o hábito de periodicamente filtrar os seus melhores projetos e atualizar o seu material. Assim, quando surgir uma boa oportunidade de prestação de serviço para início imediato, você terá mais chances de impressionar na seleção.

 

A New espera que você tenha gostado desse conteúdo e que agora você aplique todos os conhecimentos adquiridos por aqui para preparar o melhor portfólio possível. Que em 2021 diversas oportunidades incríveis venham fazer a diferença em sua vida.