Como acontece o processo de escolha das cores do ano pela Pantone?

Como acontece o processo de escolha das cores do ano pela Pantone?

A Pantone é uma organização dos Estados Unidos que inovou o mercado das cores e se consolidou como o sistema de padronização de tonalidades mais usado do mundo. A cada ano, é possível prever tendências e estilos através do que a instituição posiciona como efetivo para o período. Esse posicionamento público e divulgação da cor que dominará o mercado no ano posterior é chamado de “color of the year’’ (em português, ‘’cor do ano’’), sendo aguardado por diversos artistas, indústria de móveis, moda e diversos outros segmentos da criatividade ao redor do planeta.

Inclusive, você já está por dentro das tonalidades de 2021? Confira:

 

Entender o que é a Pantone não é algo que todo mundo sabe, mas certamente todos nós já sofremos influência dessas tendências na hora de consumir produtos e conteúdos diversos. Porém, o que pouca gente sabe, é como funciona o processo de seleção das cores escolhidas. Por isso, arranje um cantinho confortável e vamos continuar a nossa leitura para desvendar como a organização faz para preparar o que será tendência no mercado.

O primeiro passo para saber como funcionam as seleções, seria entender quem vai fazer essa trabalho. Para isso, são convidados anualmente dezenas de profissionais de diversas áreas de atuação que precisam do exercício diário da observação das tonalidades. Dessa forma, cerca de 40 especialistas são expostos a diversas cores e fazem suas considerações.

O trabalho é de observação profunda e de sensibilidade. Esses especialistas precisam captar quais cores estão em ascensão social, entrando aos poucos nas nossas vidas e tomando forma no cotidiano. Assim, poderão apontar qual combinação de tons será a aposta das indústrias e conseguir alinhar diante do desejo do consumidor. Posteriormente, com as tonalidades selecionadas, é preciso nomear essas cores para que elas tenham um impacto relevante e condizente com os sentimentos que elas tendem a expressar. Nomear esses tons exige mais investigação, reflexão e muita sensibilidade no olhar.

Entendendo que o conceito de cores levantado pela Pantone anualmente tem impacto global, outro desafio é deixar essa seleção de acordo com o que tende a agradar ao redor do mundo. A marca entende que suas cores devem contemplar a todos, atendendo e se adequando a requisitos culturais mundo afora.

Agora que você já sabe como a Pantone faz o processo de seleção das cores que vão dominar todas as áreas da criatividade, que tal ficar por dentro das redes sociais da empresa? Siga @pantone e não perca as novidades. Por lá, diariamente são divulgadas diversas inspirações e plataformas para facilitar os seus projetos visuais.