Social Mídia na veia: 10 dicas para sair do óbvio na hora de cuidar das redes sociais

Social Mídia na veia: 10 dicas para sair do óbvio na hora de cuidar das redes sociais

Já não é novidade pra ninguém que a forma de se comunicar tem mudado muito conforme uma geração vai dando espaço para a próxima. E em um mundo que está cada vez mais mostrando sua identidade omnichannel, é impossível manter um negócio e uma marca fora das redes sociais, não é mesmo?

Seja para reforçar o posicionamento, impulsionar vendas ou mesmo marcar presença, o marketing digital pode e deve fazer parte das estratégias e do planejamento geral de qualquer instituição moderna que pretende continuar crescendo e conquistando espaço no mercado.

E por mais que existam desafios pela frente (afinal, criar planejamentos, produzir conteúdos, analisar métricas e manter um sac eficiente não é tão simples assim), as vantagens vêm na mesma proporção e podem ser um verdadeiro diferencial para o seu negócio. Por isso, trouxemos 10 dicas para sair do óbvio na hora de cuidar das redes sociais, atingir um lugar de destaque nas plataformas e conquistar os tão desejados likes e seguidores.

Boa leitura!

 

  1. Trace metas e objetivos

Não confunda seus hábitos de perfil de usuário com o perfil profissional. Por mais que a ferramenta seja a mesma, ao contrário das postagens que você faz para seu ciclo social, o perfil da marca deve ter metas e objetivos bem traçados para não se perder em meio à tantas informações. Por isso, tenha em mente de forma clara o que busca atingir com a criação de sua página.

 

  1. Conheça seu público

Uma das maiores vantagens do mundo digital é poder encontrar exatamente o seu público alvo. As métricas estão se tornando cada vez mais assertivas e hoje é possível traçar os mais diferentes tipos de foco, seja por interesses ou perfil geográfico. Isso quer dizer que quanto mais você conhecer o seu público, mais certeiras serão suas campanhas.

 

  1. Conheça seus concorrentes

Fazer uma boa análise de benchmark pode te ajudar a traçar muitos caminhos. Isso porque ao ver o que a concorrência anda fazendo, você pode levantar o que funciona ou não, e quais as tendências têm chegado para o nicho no qual você faz parte. Manter essa visão pode clarear seus próximos passos nessa jornada.

 

  1. Trabalhe com estratégias

As estratégias podem definir o sucesso ou o fracasso de qualquer posicionamento. Invista seu tempo em estudar possibilidades e em criar novas técnicas para atingir as metas e os objetivos através de estratégias eficientes e inovadoras.

 

  1. Defina as melhores plataformas

Não precisa “perder tempo” criando conteúdo para todo o tipo de plataforma. Entenda quais delas atendem melhor sua necessidade e quais conversam de forma mais eficiente com o seu público. Assim fica mais fácil focar o tempo e a energia em passos que realmente vão te levar a algum lugar.

 

  1. Crie conteúdos relevantes

Preocupe-se em manter um padrão de qualidade nos textos e imagens que irão ao ar, afinal, você precisa gerar interesse no público que está de olho em você. Uma boa dica é fazer enquetes sobre assuntos de interesse e atentar-se aos pedidos nas caixas de entrada.

 

  1. Fique de olho nas tendências

Nunca deixe de se atualizar a respeito de ações e estratégias que andam fazendo sucesso nas redes. As tendências não estouram à toa, prova disso são os podcasts e o sucesso da gamificação.

 

  1. Busque inspiração

Fique de olho em marcas e pessoas que você admira e que entregam bons resultados. Se elas chamam sua atenção como consumidor, pode ter certeza que houve um planejamento bem feito para isso. Quando prestamos mais atenção ao feed, tudo pode se tornar uma boa inspiração.

 

  1. Valorize qualidade acima de quantidade

Postar conteúdo apenas para preencher tabela não vale de nada. Siga sempre a regra: qualidade vale mais que quantidade. Não deixe os números comprometerem seu padrão de qualidade.

 

  1. Converse com seus seguidores

Você precisa conquistar seus seguidores e nada melhor que ouví-los para entender melhor o que eles buscam em seu perfil. Por isso, faça questão de gerar engajamento e sempre responder às mensagens que recebe. Afinal, seu público é quem vai te levar até o sucesso.

 

Agora é só manter o foco nessas dicas e colocar a mente para trabalhar. Depois conta o resultado pra gente. 🙂