Podcasts – Indústria pode movimentar US$ 1 bilhão em 2021 nos EUA.

Essa é a era de ouro dos podcasts, uma das mídias mais recentes, que já caiu no gosto do povo!

Os Podcasts são arquivos digitais de áudio transmitidos pela internet. Em síntese, podem ser caracterizados como programas on-line, que produzem conteúdos sob demanda, através de diversos meios digitais (computador, tablet e celular). Há outras definições que consideram também, como uma nova mídia de transmissão de informação.

Há vários fatores que determinam o seu crescimento, principalmente nos últimos anos. O seu consumo é bem simples e fácil, o arquivo é leve para download, além disso, o ouvinte pode escolher livremente qual conteúdo quer ouvir. É possível escutar no trânsito, em casa, no trabalho e em diversos lugares. Você também pode realizar outras tarefas durante o programa e aproveitar o momento para aprender coisas novas.

Essa é uma mídia com bastante potencial, que vem abrindo muitas portas para tornar-se um meio de veiculação. Como a publicidade não deixa nada passar e está sempre acompanhando as tendências, os podcasts, agora, estão na mira dos anunciantes. De acordo com o relatório anual das empresas Interactive Advertising Bureau e PwC, as receitas de publicidade em podcasts nos Estados Unidos não param de crescer. Para esse ano a previsão é que alcance a 42%, chegando a US$ 679 milhões e que em 2021 chegue a US$ 1 bilhão.

No Brasil, essa nova mídia também tem a sua força. Segundo a Audio.ad, empresa de soluções de publicidade em áudio digital na América Latina, em um estudo sobre o consumo de áudio no país, 25% de todos os entrevistados afirmam escutar podcasts regularmente.

Há quatro formas de veicular publicidade nesse meio, que são: spots, testemunhais, programa temático e programa ao cliente.

Em uma pesquisa feita pela CBS News, verificou-se que nos Estados Unidos, dois terços dos americanos escutam podcasts pelo menos ocasionalmente, sendo que 23% escutam mais de uma vez por semana.

Quem pretende sair na frente da concorrência, deve ficar atento a essa nova mídia. Buscar por diferentes canais de divulgação é um dos diferencias competitivos que determinam o sucesso de muitos negócios.

O que você acha de começar a investir nessa tendência? Se você gostou das nossas dicas, não esqueça de compartilhar!